top of page

Até logo, Bar da Tonha

  • Foto do escritor: Sofia Volpi
    Sofia Volpi
  • 16 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

No dia 11 de junho de 2023, após quase 30 anos de bar, Dona Antônia se despede da Avenida Belarmino Cotta Pacheco, local que acolheu seu torresmo por muito tempo.

Por Sofia Volpi

ree

Confraternização no antigo ambiente de Dona Tonha / Foto: Sofia Volpi



O bar é apreciado por todos os tipos de pessoas, de todas as idades e/ou classe social. A culinária típica do bar é composta por finger foods, majoritariamente porções. O prato principal, o torresmo, vem de uma receita de família de Dona Antônia, que vem do sul do país. O torresmo é diferenciado do que muitos pensam, pois é composto grande parte por carne, o que é diferente para mim, que conheço o torresmo por apenas uma peça crocante, como o salgadinho pururuca.



ree

Tonhesmo pelos olhos de apreciadores / Foto: Igor Fernandes


Ah, o Tonhesmo! Apelidado carinhosamente pelos consumidores, vindo da junção de “Tonha” e “torresmo”, o tonhesmo é um prato tradicional do bar que é reconhecido na cidade de Uberlândia, especificamente no bairro Santa Mônica, onde era localizado o bar (até dias atrás). A porção serve facilmente duas pessoas com fome e amigos que apenas querem petiscar.


O Bar da Tonha é visitado diariamente, de terça à domingo, por inúmeras pessoas. “Não vou fechar, vamos apenas mudar!” afirma Tonha, semanas antes da mudança, quando as especulações eram que seu bar iria ter um fim. O novo cenário está na antiga rua 31, Avenida Segismundo Pereira, 2343.



ree

Novo local mantém a essência com outro público / Foto: Valentina Moretto


Uma visitante assídua, Valentina Moretto, aprecia o novo espaço e comenta: “O ambiente é bem legal, a estrutura é mais organizada que o antigo, que era todo recortado. Mudou bastante, é tudo mais aberto, mais limpo, e lá não tem vizinhos, o que é muito bom também”


O público definitivamente mudou, Valentina comenta que quando o bar estava localizado na Belarmino, era visível a visita de pessoas jovens e mais velhas, entretanto, no novo ambiente era nítido que público mais velho dominava.


Para além do local e distância, o Bar de Dona Antônia acolhe muitas confraternizações, inaugura amizades e fecha ciclos. Muitos grupos escolhem o bar como ambiente familiar para passar o tempo, relaxar e beber sem pressa. O medo de ficarmos sem o bar tomou grande parte da população do Santa Mônica, mas está tudo bem agora!





Comentários


© 2035 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page